fbpx

Quais são os dez mandamentos do CopyWriting?

O CopyWriting é uma estratégia de produção de conteúdos que tem como objetivo principal convencer o leitor a realizar uma determinada ação. Portanto é, principalmente, utilizado para promover determinados produtos ou serviços, por exemplo, através de anúncios.

Nesse sentido, existem dez mandamentos fundamentais que nos permitem realizar esta estratégia da melhor forma possível:

  1. Conhecer o público-alvo. Quem recebe a nossa mensagem? De que forma podemos adaptá-la aos interessados?
  2. Definir a proposta de valor, só para exemplificar, quais os produtos que acrescentam valor ao nosso cliente?
  3. Definir a proposta única de venda. Nesse sentido, será que os nossos produtos são melhores do que os da concorrência?
  4. Ter um objetivo, isto é, qual o objetivo que temos ao escrever aquele texto?
  5. Utilizar um título atrativo, de forma a chamar a atenção dos clientes;
  6. Ser direto. Utilizar palavras exatas no texto é fundamental. Evitar usar termos como “e se…”, “acho que…”;
  7. Dar destaque aos tempos no “presente” ou no “futuro”. Assim, é importante evitar o “passado”;
  8. Usar testemunhos ou “reviews”, ou seja, dar exemplos de conteúdos partilhados;
  9. Manter o texto limpo, conciso e organizado.
  10. Assegurar que o texto está bonito e atrativo. É importante, também, utilizar gráficos ou vídeos.

 

Dávila, D. (2019)
Projeto apoiado pelo StartUp Voucher e cofinanciado por:
iapmeiLogo_Compete2020Portugal 2020Logo_UE_FSE