O E-Commerce surgiu na década de 60, tendo vindo a crescer exponencialmente ao longo dos anos. Assim, transformou a economia mundial, permitindo às lojas físicas expandirem o seu negócio através do online.
Em segundo lugar, o E-Commerce implica um negócio online onde é feita uma transação comercial entre duas partes, através da Internet. Assim sendo, o que é que os clientes valorizam no E-Commerce ou que aspetos é que dão mais destaque quando acedem a um site?
- Design. Os clientes preferem aceder a um site com um design clean e atrativo. Além disso, também, deve ser organizado. Cada produto/serviço deve estar devidamente apresentado;
- Facilidade de utilização. O site deve ser bastante intuitivo, evitando qualquer tipo de distração por parte do utilizador;
- Disposição por Categorias. De forma a permitir que o cliente encontre o produto/serviço o mais breve possível, o site deve estar disposto por categorias/etiquetas;
- Imagens e caraterísticas bem evidentes. Para o cliente ter noção do produto que o site oferece, é importante apresentar uma imagem e uma descrição detalhada das caraterísticas do produto;
- Carrinho de compras visível. É relevante colocar este ícone no canto superior direito de cada página, permitindo ao cliente fazer as alterações que considera relevantes.
Cunha, M. (2020)