As melhores práticas a adotar no e-commerce

Com a situação atípica em que nos encontramos atualmente, o e-commerce tem crescido de dia para dia. No entanto e, de forma a realizá-lo corretamente, existem diversos pontos/práticas que devemos adotar na hora em que o cliente pretende realizar uma compra online. Assim, destacamos os mais relevantes:

  1. Estabelecer expetativas, ou seja, o cliente tem que “saber o que espera” assim que termina a sua encomenda;
  2. Mostrar progresso, isto é, apresentar uma barra/ferramenta que ajuda a perceber os passos necessários para finalizar a sua compra;
  3. Manter o botão de voltar funcional. Ás vezes pode não acontecer por diversas razões e, dessa forma, pode criar algum atrito para o cliente;
  4. Mostrar sinais de confiança no site, ou seja, selos de segurança ou logótipos de pagamento;
  5. Destacar benefícios da loja, por exemplo, descontos, devoluções fáceis e seguras;
  6. Ter uma ajuda em tempo real, isto é, um chat que permita ao cliente questionar caso tenha alguma dúvida;
  7. Informar claramente sobre o stock e a data de entrega da encomenda para evitar qualquer tipo de confusão;
  8. Informar claramente do valor dos custos de envio de forma a evitar surpresas;
  9. Pedir as informações do cartão por último. Nesse sentido, os clientes facilmente percebem que estão a terminar o processo de compra;
  10. Permitir preencher formulários com dados inseridos anteriormente, usando também o preenchimento automático;
  11. Manter sempre o mesmo domínio, ou seja, não permitir que o cliente “salte” de site para site visto que se torna incómodo e chato.

Cunha. M. (2021)

Projeto apoiado pelo StartUp Voucher e cofinanciado por:
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